Ouço, recebo, leio, vejo, vivo e compartilho: Textos bíblicos, vídeos, mensagens, testemunhos, reflexões e estudos de vários autores, e muito mais da Palavra de Deus, para a minha e para a sua edificação espiritual...



sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sofrimento



Se os pais pudessem, os filhos não sentiriam nem uma dor de dente, nenhuma tristeza, mágoa, sensação de desamparo ou desprezo. Sei que é fácil falar teoricamente quando não estamos vivenciando o drama. Mas devo dizer que o sofrimento humano é necessário. Estou convicto disso.

Não vivemos somente no pico da montanha. Temos nossos momentos de tristeza e dor, principalmente quando adentramos o interior de nossa alma. Nessa viagem, à qual muitos fogem, não raro nos defrontamos com fantasmas do passado, que admitíamos já extintos: pedaços dos trapos do velho homem, o homem antes da regeneração; resquícios de soberba, mágoas e rancores mal resolvidos.

É a vida. É conhecida aquela ilustração que diz existirem dois leões famintos dentro do homem. Um é de inclinação má; o outro, ao contrário, é de boa índole. A nossa sobrevivência como filho de Deus depende de nossa escolha. Qual leão receberá de nós mais alimento? O mau leão tira nosso ânimo, põe freios à nossa fé, convence-nos da derrota iminente.  O outro reacende a chama de nossa fé, fortalece nossos músculos espirituais, mantém-nos altivos diante da provação.

Essa luta interior continuará por toda a vida. A vitória se traduz pela temperança, pela sobriedade, equilíbrio, "domínio próprio".

É conhecida a seguinte ilustração. Certo homem piedoso, vendo que uma borboleta, ainda em estado de crisálida, fazia tremendo esforço para sair do casulo e ganhar os ares, resolveu dar uma ajuda. Tirou os empecilhos, rebentou as amarras, alargou a abertura do cárcere larval e deixou a borboleta livre. E ficou aguardando para vê-la bater asas e ganhar a liberdade.  Nada aconteceu. Depois soube que o esforço dela para desvencilhar-se do invólucro era necessário ao fortalecimento das asas.

A vida é um somatório de lutas. Há períodos de regozijo, saúde, paz e felicidade. É quando estamos no pico. Há dias de tristeza, angústia,  dor e decepções. É quando estamos no vale. Aquele que muito sofreu e muito lutou dá valor à vida. Não é qualquer descompasso que lhe arrefece o ânimo. Está preparado para as grandes batalhas e desafios.  

Lembremo-nos das palavras confortadoras do Senhor Jesus: “Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só, mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.32-33).

Autor: Pr Airton Evangelista da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...