Ouço, recebo, leio, vejo, vivo e compartilho: Textos bíblicos, vídeos, mensagens, testemunhos, reflexões e estudos de vários autores, e muito mais da Palavra de Deus, para a minha e para a sua edificação espiritual...



sábado, 30 de abril de 2011

A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO





1. Através deste estudo pretendo demonstrar como o Espírito Santo transforma a vida das pessoas que o recebem e como dá forças para que essas vidas sejam transformadas, renovadas, modificadas totalmente.

2. Quero começar com o texto de 1 Samuel 10:6, episódio em que Samuel, cumprindo a ordem de Deus, unge a Saul como rei de Israel.
Quero chamar a atenção para o final do versículo que diz: “e tornar-te-ás um outro homem”.
Vejamos ainda os vers. 9 e 10.
Esses versículos resumem o objetivo do Espírito Santo em nossa vida, transformar-nos, mudar o nosso coração, a ponto de sermos capazes de viver os planos de Deus (1 Samuel 10: 11).
O capítulo 11 de 1 Samuel nos mostra o que o Espírito Santo de Deus fez na vida de Saul, mais especificamente no vers.6: Atribuiu coragem a Saul, força, liderança para honrar o nome de Deus (João 14:12).
A atuação do Espírito Santo na vida de Saul foi tremenda até o momento em que resolveu tomar as rédeas e agir conforme o seu desejo e não mais conforme a orientação de Deus (Tiago 1:14, 1 Samuel 15).
Essa atitude de Saul esclarece o que está escrito em 1 Tessalonicenses 5:19. Se preferimos agir de acordo com os nossos próprios desejos, para que o Epírito Santo serve? (1 Samuel 16:14).

3. O segundo exemplo de atuação do Espírio Santo que quero usar é a vida de Davi. Vejamos 1 Samuel 16:13. Quero destacar a parte do versículo que diz: “e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi”.
No capitulo 17 é narrada a vitória de Davi perante Golias, porém quero chamar atenção ao vers. 45.
Essa vitória de Davi não é fundamentada apenas em sua força natural ou em sua habilidade com as armas, mas na atuação do Espírio Santo, que lhe deu força e coragem. Deus levantou o seu servo para mostrar aos filisteus que com o Deus dos exércitos não se brinca (Gálatas 6: 7).
E esse não foi um fato isolado; hoje Deus ainda continua levantando servos seus para mostrar ao mundo que com Deus não se brinca e esses servos somos nós.
Será que temos cumprido bem essa tarefa com a mesma força, fé e coragem que Davi teve?

4. A vitória de Davi sobre Golias e a sua bravura acenderam a inveja de Saul contra ele e desde então queria, a qualquer custo, matá-lo (1 Samuel 18: 7-10).
Outro episódio da vida de Davi que quero chamar a atenção está narrado em 1 Samuel 24.
Uma atuação clara do Espírio Santo na vida de Davi está narrada no vers. 5. Aquela dor no coração de Davi pode ser traduzida como um peso na consciência, ou melhor, como a voz de Deus mostrando a ele que sua atitude não foi correta.
A atitude de Davi narrada nos vers. 6 e 7 só é possível ao homem que tem a direção do Espírio Santo sobre sua vida. A vontade de Davi, como a de qualquer um de nós era matar a Saul, visto que este o perseguia veementemente e intentava matá-lo.
Porém quando temos nossa vida sob a direção do Espírio Santo, não agimos impulsionados pelos nossos próprios desejos, mas damos ouvidos à voz de Deus.
A leitura do restante do capítulo 24 deixa-nos visível a atuação do Espírio Santo na vida de Davi e como sua atitude fez Saul cair em si e reconhecer toda a sua estupidez.
Será que temos conseguido agir conforme as orientações do Espírio Santo de Deus, mesmo em situações adversas, como no exemplo de Davi?

5. Concluo: viver sob a orientação do Espírio Santo é lutar em todos os momentos da nossa vida contra os nossos próprios desejos e anseios e dar vazão e liberdade à atuação de Deus, mesmo quando isso nos pareça inviável.

Autor: Heber de Godoi Carvalhoheber.carvalho@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...