Ouço, recebo, leio, vejo, vivo e compartilho: Textos bíblicos, vídeos, mensagens, testemunhos, reflexões e estudos de vários autores, e muito mais da Palavra de Deus, para a minha e para a sua edificação espiritual...



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PRECISANDO DE COLO


Algumas vezes, o sentimento que temos é que nossa alma precisa de colo. Ela está cansada, inquieta e aflita.
São tantas as pressões, tantas as demandas, as cobranças, os jugos e as importunações que a alma sofre, que há momentos em que ela pede sossego.
Não há como viver, o tempo todo, competindo por um espaço, correspondendo às expectativas das pessoas, provando algo para si mesmo ou para os outros, realizando proezas e desempenhando mil e um papéis, sem ficar cansado e exaurido.
 
Isaías disse que até os jovens se cansam e de exaustos caem. É humano. É normal. Ninguém resiste a tanta pressão sem que a alma se esgote, em algum momento da caminhada.

É aí que, no Salmo 131, o salmista escreve que assim como uma criança desmamada nos braços de sua mãe, assim é a sua alma para com ele. Ele vai adiante, e diz que faz sossegar e aquietar a sua alma , da mesma forma como essa mãe faz com a criança que ela amamenta.
A figura é de uma criança que acorda, inquieta, agitada e chorosa. A mãe a coloca no colo e a amamenta. Quando ela, finalmente, se sacia; a mãe a nina e a faz dormir, novamente. O salmista diz que é desta forma que ele trata a sua alma.
Ele não a maltrata, não a ignora, não bate nela, não a violenta, não a pressiona ainda mais; mas acalenta e aquieta. Sabe que não se resolve um problema negando que ele exista. Não se cura uma doença - seja ela física, psíquica ou emocional - fingindo que ela não está lá. É preciso aquietar a alma. É preciso ouvir o choro dela e acalmá-la.
Davi perguntava à sua alma: "Por que estás abatida, ó minha alma? E, por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois, ainda, o louvarei; a Ele, Rei meu e Deus meu".
A verdade é que essa é a única forma de sobreviver às pressões de um mundo como o nosso. Chega um momento em que precisamos questionar se é preciso mesmo tanta "vaidade e correr atrás do vento".
Jesus disse que a vida é mais que o alimento e o corpo mais que o vestuário. Ou seja, eu sou mais que aquilo que eu preciso para viver. Eu sou mais do que aquilo que eu produzo ou realizo. Porque eu sou alguém criado à imagem e semelhança de Deus. Eu tenho em mim a imago Dei - a imagem de Deus.
E é só quando eu começo a perceber que a minha vida vale mais que todas as demandas que a sociedade quer me impor, que sou livre para escolher o caminho que vou seguir, com a graça e a sabedoria de Deus.
Eu não tenho nada a provar, nada a merecer, nada a demonstrar. Sou aceito em Jesus. Sou amado por Deus. Minha vida pertence a Ele. E posso viver na certeza que Ele cuida de mim.
É aí que vou estudar, trabalhar, construir e realizar; mas não numa busca neurótica de sucesso ou realizações mirabolantes, mas na paz de quem segue aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
É só na presença calma e amiga de Deus que consigo fazer calar e sossegar a minha alma. É só em Sua luz que eu vejo a luz. É só nEle que encontro descanso para a minha alma.
Quando Elias estava na caverna, no monte Horebe, Deus veio a Ele como um sussurro suave que perguntava ao seu coração: Que fazes aqui, Elias? Por que você está querendo desistir da vida? Será que não é porque você se esgotou no caminho? Mas, a vida não acabou. Sua vida é mais que um relacionamento, uma pessoa que você gostava, um emprego, um sonho pessoal ou uma atividade na igreja. Você é alguém em si mesmo. Então, acalme sua alma e olhe para a vida com outros olhos. A vida continua.
Jesus disse: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque eu sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. "
De que adianta tanta aparência? De que adianta tanta briga? Pra que tanta disputa? Para que ser o melhor de todos, em tudo, o tempo todo? Por que tanto desgaste e competição insana? Jesus é manso e humilde de coração. Que tal seguirmos Seu exemplo? Com certeza, vamos encontrar paz e sossego para a nossa alma.
 Pr. Paulo Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...