Ouço, recebo, leio, vejo, vivo e compartilho: Textos bíblicos, vídeos, mensagens, testemunhos, reflexões e estudos de vários autores, e muito mais da Palavra de Deus, para a minha e para a sua edificação espiritual...



sábado, 16 de julho de 2011

GARGANTA LIMPA


Em uma tribo da África é costume, no tempo de sementeira, que todos se reúnem para oração e purificação. A oração tem que ser tríplice: em primeiro lugar, pelo chefe da tribo, depois pelos chefes das aldeias, e por fim pelos chefes das famílias. Após as orações, o chefe da tribo produz fogo novo e entrega a cada ancião da aldeia uma acha de lenha acesa, com a qual deve acender uma fogueira na praça principal. Em seguida o ancião da aldeia manda as mulheres para casa, com a ordem de pegarem as vassouras e limparem a casa e de tirarem toda a sujeira, e do fogão toda a cinza e o fogo velho.

Após ajuntarem todo o lixo, carregam-no para fora da aldeia a um lugar designado onde continuará a outra parte, muito importante do ritual. "A purificação das gargantas! Homens e mulheres reúnem-se para "cuspir o que têm na garganta". Eles crêem que os seus antepassados não podem abençoá-los enquanto alguém segura algo na "garganta". Na maioria das vezes trata-se de inveja, calúnia e cobiça.
Um daqueles homens confessou ao seu vizinho: "Pensei na minha garganta, como seria bom se suas ovelhas fossem minhas, pois são sadias e boas, enquanto as minhas são fracas e doentias. Mas hoje queremos purificar nossas gargantas e cuspir o que não está bom, para que os antepassados possam nos abençoar". Os dois Cospem no chã, e a questão está resolvida. Idênticas são as confissões entre as mulheres. Após purificarem as gargantas, jogam a sujeira das casas num lugar previamente escolhido. Alegremente voltam à aldeia onde recebem do ancião o fogo novo, para iniciarem uma vida ova.

Amigo leitor, estamos no início do ano novo e, como seria bom se também pudesse ser o início de uma vida nova, livre de empecilhos e cargas do passado. Se tiver ainda algo na "garganta", faça assim como os membros da tribo na África. Purifique a "garganta" sinceramente com a pessoa contra a qual tem alguma coisa ou contra qual você mesmo pecou. Depois de ter "purificado a garganta", dirija-se ao lugar preestabelecido, ao Cristo crucificado, e deixe com Ele todas as magoas, problemas e pecados. Experimente esta verdade: "Se andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 Jo 1:7)
Extraído da Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...