Ouço, recebo, leio, vejo, vivo e compartilho: Textos bíblicos, vídeos, mensagens, testemunhos, reflexões e estudos de vários autores, e muito mais da Palavra de Deus, para a minha e para a sua edificação espiritual...



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Caráter x Santidade x Poder


Temos aqui um triângulo perfeito. Sua base é constituído de CARÁTER E SANTIDADE e no topo temos o PODER. Creio ser esta a base da estabilidade que o jovem de hoje procura, para que possa viver de forma equilibrada, feliz e sem conflitos, que o capacite a se posicionar ante uma sociedade que muitas vezes não tem parâmetros, mas que se mostra extremamente exigente. 
Se na vida de um jovem não estão presentes estas três bases, nesta ordem, isto gerará um desequilíbrio, que acabará por causar-lhe grandes transtornos. Infelizmente é isto que temos visto hoje. Os jovens estão começando com o topo, que é o poder, querendo, assim, equilibrar a sua vida sem que a base esteja estabelecida. É muito difícil equilibrar um triângulo pelo topo, ele nunca fica estável. Se colocarmos o topo no lugar da base, teremos que fazer malabarismos tentando equilibrar o caráter e santidade. Mas não foi assim o que Deus estabeleceu para nossas vidas. 
        Grande parte dos jovens hoje corre atrás do poder, buscam-no a todo custo, e fazem de tudo para que obtê-lo. O problema, é que o poder sem a base de caráter e santidade, é o mesmo que se colocar uma arma nas mãos de uma criança. Quantos jovens começam sua busca muito bem, mas no meio da caminhada, se metem em confusões, falam o que não deviam, vão onde não podiam, fazem o que não deveriam fazer e se arrebentam, tudo isto em nome do poder. O poder seduz, corrompe, cega, tira o bom senso. Você deve conhecer jovens que assumiram uma posição de autoridade e mudaram completamente o seu estilo. Passaram a ser autoritários, a não mais respeitarem as pessoas nem suas opiniões, a pisarem em todos e por fim tornaram-se pessoas intragáveis. Pois é disto que eu estou falando. Se um jovem recebe o poder antes de estar pronto, isto pode representar a ruína de toda a sua vida, levando-o ao fracasso e frustração. 
        Gostaria de exemplificar o que tenho dito, com a vida de dois homens que a Bíblia cita. São eles Saul e Davi. Vejamos como Saul foi conduzido ao Reino de Israel, em 1 Sm 10:17-24. Mais alto que seus compatriotas, Saul era um homem cuja coragem pessoal estava à altura de seu físico, mas por não haver a base necessária para exercer o poder, por três vezes é declarado que ele se desqualificou para a tarefa de que havia sido incumbido.  
Vejamos agora Davi. Davi foi ungido Rei quando adolescente e só foi assumir o Reino aos trinta anos de idade. 
Para que Davi pudesse assumir o Reino, algumas etapas em sua vida precisaram ser cumpridas. O objetivo era que Davi tivesse o seu caráter trabalhado. Vemos Davi passando por provas difíceis, como a fuga de Saul, que queria matá-lo a qualquer custo e sem nenhum motivo aparente. Depois Davi vai para a caverna de Adulão, onde se ajuntam homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito. E ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. Com Davi, aprendemos que primeiro temos que ter o nosso caráter aprovado para depois exercermos liderança, com poder. Davi teve que discipular e trabalhar o caráter destes quatrocentos homens, tendo o seu caráter também trabalhado, formando o seu exército, para então reinar em Israel. A santidade é vista na vida de Davi, quando ele se recusa a tocar em Saul, tendo este como ungido do Senhor. Agora, sim, Davi estava preparado.

 Em Saul, não vemos estas etapas. Foi conduzido direto ao trono de Israel. Creio que agora começamos a visualizar esta verdade. Agora, por que Deus permitiu que Saul reinasse em Israel? Por que este era o rei que Israel queria. Bonito de aparência, forte guerreiro contra as demais nações, mas faltava o caráter desenvolvido e uma vida no altar de Deus.
Jovem, com isto não estou querendo dizer que você não deva buscar o poder que vem de Deus. Busque sim, mas deixe Deus primeiro trabalhar o seu caráter; busque santidade em seu viver, em seu agir, no falar, no pensar, enfim, seja irrepreensível, para que você então venha ser um instrumento nas mão de Deus. Se você tem uma promessa de Deus para sua vida, aguarde o tempo certo, construa primeiro o seu exército, se prepare, e no tempo certo virá o poder de Deus.

Pr. Eleonardo e Keila Ribas.

Lderes Rede da Juventude da Igreja Batista da Lagoinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...