Charles Haddon Spurgeon, comumente referido como C.
H. Spurgeon (Kelvedon, Essex, 19 de
junho de 1834 — Menton, 31 de
janeiro de 1892), foi um pregador batista
reformado britânico.
Converteu-se ao cristianismo em 6 de janeiro de 1850, aos quinze anos de
idade. Aos dezesseis, pregou seu primeiro sermão;
no ano seguinte tornou-se pastor de uma igreja batista em Waterbeach, Condado de
Cambridgeshire (Inglaterra). Em 1854, Spurgeon, então com vinte anos, foi
chamado para ser pastor na capela de New Park Street, Londres,
que mais tarde viria a chamar-se Tabernáculo Metropolitano, transferindo-se
para novo prédio.
Desde o início do ministério, seu talento para a exposição dos textos bíblicos
foi considerado extraordinário. E sua excelência na pregação nas Escrituras
Bíblicas lhe deram o título de O Príncipe dos Pregadores e O
Último dos Puritanos.
A família de Spurgeon, escapando da perseguição contra os protestantes
perpetrada por Filipe II, fugiu da Holanda para Inglaterra,
por volta de 1570, estabelecendo na região de East Anglia. No século XVII, os Spurgeons
sofreram dura perseguição incitada por Carlos II
contra os não-conformistas (dissidentes da Igreja Anglicana que não aceitaram o
Ato de Uniformidade de
1662). Anos mais tarde, os Spurgeons estabeleceram em
Stambourne.
Charles Haddon Spurgeon nasceu em 19 de Junho de 1834, como o
primogênito de 16 irmãos, de John Spurgeon e sua esposa Eliza Jarvis, em
Keveldon, e foi batizado em 3 de agosto desse ano por seu avó, pastor
congregacional, James Spurgeon. Recebeu o nome de 'Charles' de um tio de sua
mãe. 'Haddon', devido a um antigo amigo da família de Spurgeon que os ajudou em
hora de necessidade. Em agosto de 1835, seus pais mudaram para Colchester,e
entregaram Charles aos cuidados de seu avó, com quem viveu até os 5 anos.
Durante esse tempo, leu muitos livros, entre eles The Piligrems Progress, (em
português "O Peregrino")
de John Bunyan,
obra que marcaria o resto de sua vida. Também leu, da biblioteca de sua avó,
muitas obras de Puritanos, como Richard
Baxter e John
Owen. Aos seis anos, voltou a morar com os pais, já devidamente instalados
em Colchester.
Aos 10 anos, um pastor chamado Richar Knill impressionou muito ao jovem
Charles ao declarar que "esse menino pregaria o Evangelho a grandes
multidões". Esse fato marcou profundamente e mente da jovem criança.
Spurgeon cursou seus estudos em Colchester até 1848, indo depois a Newmarket
para estudar numa escola localizada na área de Cambridgeshire.
Conversão
De 1848 a 1850, Charles Spurgeon teve um período de muitas dúvidas e
amarguras. Esteve sob grande convicção de pecado. Ficou convicto que não era um
cristão de fato, mesmo sendo criado em todo o ambiente religioso de sua família
e região, e sobre forte influência puritana e não-conformista. Em janeiro de
1850, tendo como objetivo ir a uma reunião matutina em uma igreja
congregacional em Colchester, para buscar paz em sua perturbada alma, se deteve
numa capela de metodistas primitivos em Artilley Stree, mais em consequência da
forte nevasca que por vontade própria. Nessa capela, o jovem juntou-se a
pequena congregação quando, sem pregador para ministrar a Palavra, um simples
ministro intinerante chamado Robert Eaglen, em missão pela região de Colchester
entre 1850-1851 [1],
nesse dia, subiu ao púlpito, mesmo sem grande habilidade de orador, e repetiu
nervosa e constantemente o texto de Isaías
45.22a: Olhai para mim e sereis salvos, vós todos os termos da terra. .
Depois de certo tempo, apelou aos presentes que olhassem para Jesus Cristo.
Spurgeon olhou para Jesus com fé e arrependimento, tendo Ele como seu Salvador
e substituto, e foi salvo.
Primeiros anos
Após a conversão, Spurgeon voltou das férias em Colchester para
Newmarket. Foi batizado pelo pastor batista da Igreja de Islehan, W.W.Cantolw,
no rio Lark , em 3 de maio de 1850, e foi aceito na congregação batista de
Newmarket. Depois, Spurgeon começou a distribuir folhetos nas ruas e a ensinar
a Bíblia
na escola dominical para crianças. Em agosto,
mudou-se para Cambridge. Trabalhou na escola dominical também. Nesse mesmo ano,
pregou seu primeiro sermão em Teversham. Em outubro de 1851, foi convidado a
pregar na Igreja Batista de Waterbeach, ao norte de Cambridge. A congregação,
cresceu rapidamente. Em Janeiro de 1852, Spurgeon aceitou o pastoreado efetivo
dessa Capela. A fama de Spurgeon logo cresceu na região, como um potente
pregador.
Spurgeon pensou em cursar um seminário em 1852, mas desistiu da ideia.
Em novembro de 1853, Spurgeon falou na União das Escolas Dominicais de
Cambridge. George Gould, diácono em Essex, o ouviu, e contou sobre o jovem
pregador a Thomas Olney, diácono-chefe da Capela de New Park Street, que o
convidou a pregar nessa Igreja em dezembro de 1853. Em 1854, os mebros de New
Park Street, sem pastor efetivo desde 1853, convidaram de novo o jovem a
pregar, e nessa ocasião, convidaram-lhe para ser testado por seis meses para
assumir o pastoreado vago da Igreja. Porem, em Abril de 1854,só 2 meses depois,
foi eleito pastor e confirmado no cargo, o qual preencheu efetivamente até
1891.
New Park Street
Localizada em uma área metropolitana, a Capela Batista da Rua de New
Park, (New Park Street Chapel) em Southwak, outrora fora uma das maiores igrejas
da Inglaterra. No entanto, naquele momento, o edifício, com 1.200 lugares,
contava com uma platéia de 232 pessoas.
No início, eu pregava somente a um punhado de ouvintes. Contudo, não me
esqueço da insistência das suas orações. As vezes, parecia que eles rogavam até
verem a presença de Jesus ali para abençoá-los. Assim desceu a bênção, a casa
começou a se encher de ouvintes e foram salvas dezenas de almas, lembrou Spurgeon alguns anos depois.
Spurgeon logo causou muita agitação em Londres; alguns o criticavam pelo
seu estilo de pregação (teatral demais para alguns; 'caipira' e vulgar para
outros). Spurgeon era posto em dúvida até mesmo por seus colegas batistas.
Alguns chegaram a publicar em jornais sobre suas dúvidas da real conversão do
jovem Spurgeon. Mesmo com toda a oposição, a antes vazia e reduzida congregação
atraiu a atenção de tantos, que em certos periódicos chegou-se a citar que "desde
os tempos de George Whitefield e John
Wesley, Londres não era tão agitada por um reavivador." Diversas caricaturas foram publicadas, algumas o elogiando, e outras
debochando de sua pregação.
Depois de 1861, o prédio da congregação em New Park Street foi
ocasionalmente usado para comportar os primeiros alunos do "Colégio do
Pastor". Em 1866, a Capela foi fechada e vendida, e posteriormente,
demolida.
Nos anos que se seguiram, o templo, antes vazio, não suportava a
audiência, que chegou a dez mil pessoas, somado a assistência de todos os
cultos da semana. O número de pessoas era tão grande que as ruas próximas à
igreja se tomaram intransitáveis. Tentou-se ampliar a Capela de New Park Street,
em 1858, mas logo viu-se a necessidade de um local ainda maior. Portanto, foi
construído o grande Tabernáculo Metropolitano,em Newington, com capacidade para 12 mil ouvintes, e aberto em 25 de março de 1861.
Mesmo assim, de três em três meses, Spurgeon pedia às pessoas, que tivessem
assistido aos cultos naquele período, que se ausentassem a fim de que outros
pudessem estar no templo para conhecer a Palavra.
No começo de seu ministério, Spurgeon, um ardoroso calvinista
desde o inicio de sua conversão, teve que se defender da acusação de ser mais
pendente ao arminianismo do que os demais batistas
particulares ( deve-se notar que um dos predecessores de Spurgeon no pastoreado
de New Park Street foi o pastor e teólogo John Gill,
que em muitas ocasiões era um ferrenho hipercalvinistas). Em diversas ocasiões
Spurgeon pregou sermões que provavam que seus acusadores estavam equivocados.
Com o passar do tempo, Charles Haddon Spurgeon se tornou uma celebridade
mundial. Recebia convites para pregar em outras cidades da Inglaterra, bem como
em outros países como França, Escócia, Irlanda, País de
Gales, Holanda e Estados
Unidos (foi convidado a pregar em Nova York,
e em diversas outras oportunidades na América, mas sempre recusou os convites).
Spurgeon pregava não só em reuniões ao ar livre, mas também nos maiores
edifícios de 8 a 12 vezes por semana.
Segundo uma de suas biografias, o maior auditório em que pregou
continha, exatamente, 23.654 pessoas: este imenso público lotou o The Crystal Palace, de Londres, no dia 7 de
outubro de 1857,
para ouvi-lo pregar por mais de duas horas.
Casou-se em 20 de setembro de 1856 com Susannah Thompson e teve
dois filhos, os gêmeos não-idênticos Thomas e Charles. Fazíamos cultos
domésticos sempre; quer hospedados em um rancho nas serras, quer em um suntuoso
quarto de hotel na cidade. E a bendita presença do Espírito Santo, que muitos crentes
dizem ser impossível alcançar, era para nós a atmosfera natural. Vivíamos e
respirávamos nEle, relatou, certa vez, Susannah. Thomas
Spurgeon chegou a pastorear o Tabernáculo Metropolitano 2 anos após a
morte de seu pai.
Sermões
A importância de Charles Haddon Spurgeon como pregador só encontra
parâmetros em seus trabalhos impressos. Spurgeon e seu amigo John Passmore, um
editor e membro de New Park Street, começaram, em 1855, a publicar semanalmente
sermões impressões, vendidos à baixos preços. Pelos idos de 1850, era uma prática
muito comum a publicação e distribuição de sermões escritos, pelos maiores
pastores não conformistas tanto na Inglaterra
como nos Estados Unidos. Spurgeon publicou seu primeiro
sermão em Cambridge, num sermonário avulso, e em 1855, surgiu a ocasião da
publicação semanal. Os sermões pregados por Spurgeon domingo de manhã, eram
publicados na quinta-feira seguinte, ( e revisados pelo próprio Spurgeon) e os
sermões pregados domingo a noite e quinta-feira a noite eram reservados para
futura publicação: isso e mais alguns sermões escritos por Spurgeon quando
doente formaram um tal acervo que garantiu a publicação semanal até o ano da
morte de Spurgeon, ( até essa data, 2241 publicados) e dos outros até 1917,
totalizando 3.653 sermões publicados divididos em 63 volumes ( maior que a Enciclopédia Britânica e até hoje
considerada a maior quantidade de textos escritos por um único cristão em toda
a história da cristianismo). O sermão nº 537 "A Regeneração Batismal"
pregado em 1864, foi o que mais vendeu individualmente quando Spurgeon era
vivo; a demanda chegou a 300.000 impressões em uma semana. Em 1892, os sermões
de Spurgeon já eram traduzidos para cerca de 9 línguas diferentes.
Muitos sermões de Spurgeon eram enviados via telegrafo aos Estados
Unidos e republicados lá: depois de 1865, muitos deles foram
censurados, pelo fato de Spurgeon ser totalmente contra a escravidão dos negros
africanos (Nessa época, ocorreu a Guerra de Sesseção)
Também escreveu e editou 135 livros durante 27 anos (1857-1892) e editou
uma revista mensal denominada A Espada e a Espátula. Seus vários
comentários bíblicos ainda são muito lidos. (O seu "Tesouro de Davi”, uma
compilação de comentários sobre os Salmos, levou mais de 20 anos para sua
conclusão)
Colégio do Pastor e obra
evangelista
Spurgeon, desde o início de seu pastoreado, começou a treinar alguns
jovens que ele cria terem o chamado para obra evangelística e pastoreado. Seu
primeiro aluno foi Thomas Medhurst, em 1856. Com o tempo, muitos jovens
começaram a requerer de Spurgeon instrução, e ele, junto com o
congregacionalista George Rogers abriram, em 1856 o "Colégio do
Pastor", e Rogers foi colocado como diretor. Nos primeiros anos, o Colégio
funcionou na casa de Rogers, e Spurgeon bancava com as despesas dos alunos, com
o lucro da venda de seus livros e sermões. Depois de certo tempo e o aumento
dos alunos, as aulas eram dadas na antiga e desocupada Capela de New Park
Street, e posteriormente, na parte inferior do Tabernáculo Metropolitano.
Várias Conferências foram realizadas nesse colégio. Depois da morte de
Spurgeon, em sua homenagem, o Colégio foi renomeado de Spurgeon College
(ou, Universidade Spurgeon), e existe
até hoje sendo uma instituição de preparação de pastores ao ministério.
Em conexão com esse trabalho, surgiu uma associação de colportores,
responsáveis pela evangelização e distribuição de material evangelizador e
teológico. Em 1891,essa Colpertagem contava com 96
associados [2].
Mais tarde, a esposa de Spurgeon, Sussanah, abriu um fundo de para distribuição
de literatura para pastores, e um fundo de ajuda aos pastores pobres
Obras assistenciais
Quando Spurgeon chegou Londres, a Capela de New Park Street
mantinha uma casa, desde a época do pastoreado de John Rippon, no século
XVIII, destinada ao cuidado das víuvas pobres e necessitavas. Nessa localidade,
elas viviam gratuitamente. Depois de 1861, foi construído um novo prédio, e
instalado perto do Tabernáculo Metropolitano.
A ideia para abrir o futuro Orfanato Stockwell para meninos nasceu em
1866, de uma reunião de oração, quando Spurgeon sentiu o desejo de fazer mais
da Obra do Senhor aos necessitados. Uma volumosa oferta lhe chegou em mãos, e
Spurgeon a recusou, até mesmo sugerindo que se doasse o dinheiro para o famosos
irmão George Muller, conhecido
por manter uma grande obra social em Bristol.
Porem, a ofertante insistiu que Spurgeon tocasse esse projeto. Assim, teve para
si que era reposta a oração feita anteriormente, Em 1867 o orfanato foi
construído, em Stockwell. Em 1876, foi aberto outro orfanato, esse para
meninas.
Também depois de 1861, e com o grande aumento do Tabernáculo, foi aberto
um fundo de ajuda aos necessitados da igreja. Outros grupos de senhoras tinham
uma associação de benfeitoras, e uma sociedade para ajudar moças pobres
grávidas foi inaugurada. Diversas outras obras de cunho assistencial foram
abertas com o fim de ajudar os necessitados de Londres.
Luta e oposição
Spurgeon enfrentou muita oposição no fim de seu ministério. Em 1887, ele
foi envolvido na que se chamou "A controvérsia da ladeira", quando
Spurgeon criticou duramente muitos membros da União das Igrejas
Batistas da Inglaterra, do qual ele era afilidado que estavam
afrouxando a sua pregação diante do liberalismo teológico e da Alta crítica
( movimento que invocava a idéia de ser uma acurada investigação da
historicidade da Bíblia, mas que na prática negava a Infabílidade e a
Inerrância da Palavra de Deus). Spurgeon foi duramente criticado e tachado de
antiquado. Muitos deixaram de contribuir com as obras sociais e missionários do
Tabernáculo metropolitano. É certo para muitos que essa controvérsias, que foi
travada em sermões, reuniões e editoriais, desgastou ainda mais a debilitada
saúde de Spurgeon, que por fim se desligou (ele e o Tabernáculo) da União
Batista em 28 de Outubro de 1887. Posteriormente, a congregação batista voltou
a se associar a União, mas desde que Peter Master assumiu o
pastoreado do Tabernáculo Metropolitano, em 1970, ela
rompeu novamente com a União Batista.
Últimos dias
Até o último ano de pastorado, 14.692 pessoas foram batizadas sob seu
pastoreado. Nesse meio tempo, Spurgeon teve sua saúde grandemente debilitada.
Spurgeon desenvolveu, por volta dos 25 anos, Gota e Reumatismo,
e grandes ataques de depressão, principalmente depois de 1857,
quando um culto realizado em Surrey Garden foi
organizado para cerca de 10.000, e devido a um tumulto provocado por um falso
alarme de incêndio, levou a morte de seis pessoas. Quanto mais a idade
avançava, mais dessas enfermidades o debilitavam. Spurgeon posteriormente teve
uma melhora da Gota,
mas nunca esteve em pleno vigor novamente. Sua esposa Susanna também tinha
graves problemas de saúde, devido a cirurgia que a deixou praticamente inválida
por diversos anos e isso agravava mais ainda a situação. Por diversas ocasiões
Spurgeon teve que se ausentar de seu púlpito por recomendação médica. Chegou a
passar alguns período de férias na Europa, e depois de 1876, muitas vezes,
sempre no fim do ano, se hospedava em Menton, Sul da França,
pelo clima mais quente que na Inglaterra, por recomendação médica. Depois de
1887, foram cada vez mais constantes essas viagens, chegando a passar meses em
retiro.
Nessa época, Spurgeon foi diagnosticado de doença de Bright, uma
doença degenerativa e crônica, sem cura. Muitos sermões seus eram lidos, e
outros escritos e enviados ao Tabernáculo para leitura, para suprir a falta do
pastor. Em 1891, sua condição se agravou, forçando Spurgeon a convidar o pastor
presbiteriano Arthur Pierson, dos
Estados Unidos, para assumir temporariamente a função principal no Tabernáculo;
e Spurgeon ficou em Menton
até 31 de janeiro de 1892, quando, depois de alguns dias de melhora de seu
estado, houve uma grande deterioração de sua saúde, levando ao óbito nessa
data, aos 57 anos. O corpo de Spurgeon foi trasladado da França para
Inglaterra. Na ocasião de seu funeral - 11 de fevereiro de 1892 - muitos
cortejos e cultos foram organizados em Londres, e seis mil pessoas leram diante
de seu caixão o texto de sua conversão, Isaías
45.22a: Olhai para mim e sereis salvos, vós todos os termos da terra.
Spurgeon está sepultado no cemitério de Norwood, com um placa que diz Aqui
jaz o corpo de CHARLES HADDON SPURGEON, esperando o aparecimento do seu Senhor
e Salvador JESUS CRISTO
Período pós-Spurgeon
Em 1893, Arthur Pierson voltou aos Estados
Unidos, e o Tabernáculo Metropolitano foi pastoreado
por Thomas Spurgeon, um dos filhos gêmeos de
Charles, e que fora pastor na Austrália.
Em 1898, devido a um incêndio, o Tabernáculo Metropolitano foi
completamente destruído, só restando dele o pórtico frontal. Foi reconstruído e
re-inaugurado em 1901, seguindo o modelo original de 1861. Em 1908, assumiu o
pastoreado do Tabernáculo Archibald G. Brown, (que
fora conhecido de Spurgeon e também se retirara doa União Batista em
solidariedade a Spurgeon). Em 1911, assumiu o pastoreado o pastor americano Anzi Clarence Dixon, que
afastou doutrinariamente a Igreja das doutrinas pregadas por seus antecessores,
incluindo até novidades, como um orgão (na época de Spurgeon, os hinos eram
cantados à capela), entre outras, como promover cruzadas de "Decisões por
Cristo" no Tabernáculo (pratica norte-americana que foi inicialmente
desenvolvida por Charles Finney). Pediu demissão em 1919, sendo
sucedido pelo pastor calvinista Tydeman Chilvers Harry
Em 1938 , o Dr. W Graham Scroggie, assumiu o pastoreado; em 1941, devido
a Segunda Guerra Mundial, e aos bombardeios
de Londres pelos Nazistas, o Tabernáculo Metropolitano foi novamente
incendiado e destruído. Seria totalmente reconstruído em 1957 (com um projeto
arquitetônico diferente do original, e menor que o original) sobre o pastoreado
de Eric W Hayden (que foi sucessor de Gerald B Griffiths, até 1954)
Dennis Pascoe, foi pastor da Igreja de 1963 até 1970, quando Peter Master assumiu o
pastoreado e o mantêm até os dias de hoje. Ele resgatou muito do que foi
ensinado por Spurgeon, e re-colocou em prática no serviço dominical, nas
escolas dominicais, e nas ações evangelísticas.
Alguns dos trabalhos escritos
mais conhecidos de Charles Haddon Spurgeon
- New Park Street Pulpit Volums and Metropolitan Tabernacle Pulpit Volums — 63 volumes de sermões publicados por Spurgeon pela Alabaster & Passmore, de 1855 a 1917, divididos em duas grandes seções (NPSPV de 1855 a 1861, e MTPV de 1861 a 1917)
- All of Grace — editado em português sob o título Tudo pela Graça
- Miracles and Parables of Our Lord — três volumes
- Spurgeon’s Morning and Evening — livro de leituras devocionais diárias
- The Sword and The Trowel — revista mensal editada por Spurgeon
- The Treasury of David — comentário em vários volumes sobre os Salmos
- Around the Wicket Gate — Livros escrito como complemento ao All of Grace; publicado em português como Diante da Porta Estreita
- Till He Come — sermões sobre a ceia do Senhor
- A Puritan Catechism — uma compilação feita por Spurgeon em 1855 usando as Confissões de Fé Batista de 1689 e a Confissão de Fé de Westminster
- Come, ye children — sermões sobre a evangelização infantil e as escolas dominicais
- Faith's Checkbook — Devocionário escrito na época na Controvérsia do Declínio
Fonte: Wikipédia, a
enciclopédia livre.
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