A Escola
Dominical nasceu na Inglaterra, em 1780. Em Gloucester, uma cidade não muito
distante de Londres, residia o jornalista Robert Raikes, 44 anos, proprietário do
Gloucester Journal, fundado por seu pai.
Raikes resolveu estabelecer uma escola gratuita para esses meninos de rua. Então, contratou uma equipe de quatro mulheres no bairro para lecionar, recebendo um xelim e seis pence, cada uma. Com a ajuda do Rev. Thomas Stock, Ministro Anglicano, Raikes pôde logo associar cem crianças, de seis aos doze ou quatorze anos, nestas escolas dominicais. A primeira foi instalada na Rua Saint Catherine. Seu objetivo principal não era ensinar a Bíblia, mas alfabetizar os alunos e ministrar aulas de religião com o propósito de reformar a sociedade. O objetivo último era modificar-lhes o caráter usando os ensinamentos bíblicos.
Assim, a Escola Dominical nasceu como um instituto bíblico infantil, operando de forma independente das igrejas, alfabetizando e ensinando Bíblia às crianças carentes. Algumas crianças, a princípio, relutaram em vir para as escolas porque as suas roupas estavam tão rotas, mas Raikes providenciou tudo de que eles precisavam, inclusive banho e cabelos penteados.
Nessa
época a situação moral e espiritual do país era preocupante. Raikes observou
que entre as causas dos crimes e bebedeira desenfreada estava a ignorância. As
crianças trabalhavam durante a semana e, aos domingos, ficavam nas ruas.
Assim, em 20 de julho de 1780, nasceu a escola
dominical. A idéia se espalhou por todo o país. João Wesley deu total
apoio ao movimento. Em 1875 organizou-se em Londres a Sociedade para Promoção
das Escolas Dominicais nos Domingos Britânicos. No ano seguinte havia 200 mil
crianças matriculadas.
No
Brasil, a primeira Escola Dominical nasceu em Petrópolis, RJ, no dia 19 de
agosto de 1855, na casa do médico e missionário escocês Robert Kalley. Nesse
primeiro dia havia cinco crianças presentes, e a esposa, Sarah Kalley,
contou-lhes a história de Jonas.
Evolução no Currículo e nos Métodos
No começo do movimento, ensinava-se às crianças a ler e a escrever e então a Bíblia lhes era ensinada com proveito. Essa função foi sendo abandonada, à medida que as escolas públicas se foram ocupando da alfabetização. Assim, a Bíblia tornou-se, virtualmente, o único material exposto na Escola Dominical. Várias denominações têm uma literatura especial (revistas), bem como alguma forma de apresentação sistemática de estudos bíblicos.Em algumas escolas também são debatidos temas seculares sob a ótica doutrinária de cada denominação.
Os métodos didáticos utilizados são os comuns a outras práticas educativas: de acordo com a faixa etária da classe são utilizados elementos como vídeo, esquetes, marionetes, música, além das revistas com lições que giram em torno de um tema central e que são utilizadas em praticamente todas as escolas dominicais, sendo geralmente produzidas por editoras vinculada a cada denominação.
Objetivos da Escola Dominical
Evangelização - Fornecer aos novos convertidos e a membros da igreja estudo bíblico.Santificação - Ensinar os fiéis a viverem de acordo com os princípios bíblicos defendidos pela denominação.
Serviço - Prepararar e incentivar os membros a servir ao Senhor de diferentes formas: evangelizando, apoiando os enfermos e necessitados enfim trabalhar na obra tendo amor por ela e assim alcançar almas para o reino.
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