Ouço, recebo, leio, vejo, vivo e compartilho: Textos bíblicos, vídeos, mensagens, testemunhos, reflexões e estudos de vários autores, e muito mais da Palavra de Deus, para a minha e para a sua edificação espiritual...



quarta-feira, 2 de março de 2011

A VIDA DE ORAÇÃO



Você pode aprender muito sobre uma pessoa pelo tipo de oração que ela faz. Por exemplo, uma oração egoísta indica um espírito egoísta. Você já ouviu uma oração que mais parece uma lista de pedidos… eu quero isso, quero aquilo? Algumas pessoas tentam impressionar com suas orações, mas terminam parecendo arrogantes e orgulhosos.
Para os líderes há um modelo de oração no primeiro capítulo do livro de Neemias. Lembra-se de Neemias? Quando soube da queda de Jerusalém, ele orou por 4 meses.
Esta não era apenas uma oração casual. Dá-nos um padrão de uma vida de oração com sucesso. Se quiser saber como orar, você deveria estudar o livro de Neemias – especialmente esta oração.

4 SEGREDOS DAS ORAÇÕES RESPONDIDAS EXTRAÍDAS DA VIDA DE NEEMIAS:

1. Baseie seus pedidos de oração no caráter de Deus
Ore como se soubesse que Deus responderá sua oração: “Espero que responda esta oração por causa de quem o Senhor é. O Senhor é Deus fiel. É tremendo. É amor. É maravilhoso. O Senhor pode cuidar deste problema, Deus!”
Neemias aproxima-se de Deus e fala: “Deus, quero que o Senhor faça alguma coisa em Jerusalém”. Versículo 5 diz: “Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos”. Neemias disse três coisas sobre Deus:
1. O Senhor é grande – isto é posição.
2. O Senhor é temível – isto mostra seu poder.
3. O Senhor mantém suas promessas – convênio de Deus.
A primeira coisa que Neemias fez foi reconhecer quem Deus é. Isto é adoração. Reconhecer quem Deus é e sua grandeza. Ele já começa com a perspectiva correta. Para começar a ter orações respondidas, diga: “Deus, quero que responda por causa de quem o Senhor é. O Senhor nos deu todas estas coisas, estas promessas. O Senhor é Deus fiel, Deus de amor e misericórdia” – todas estas coisas a Bíblia nos diz que Deus é. Baseie seus pedidos no caráter de Deus.
2. Confesse o pecado em sua vida.
Depois que baseou sua oração em quem Deus é, Neemias confessou seus pecados. Ele disse: “Nós pecamos”. Observe quantas vezes ele usa a palavra “eu” e “nós”. Ele fala: “Eu confesso… eu mesmo… a casa de meu pai… agimos com maldade… nós não obedecemos”. Não foi culpa de Neemias eles terem ido parar em cativeiro. Ele nem mesmo havia nascido quando isso aconteceu há 70 anos atrás. Ele, provavelmente, nasceu no cativeiro. E mesmo assim, ele está se incluindo nos pecados nacionais. Ele disse: “Eu sou parte do problema”.
Há a confissão pessoal e a confissão nacional. Quando foi a última vez que você confessou os pecados da nação? Ou os pecados de sua família? Ou da sua igreja? Ou dos seus amigos? Ou a sociedade nos ensinou apenas a sermos responsáveis por nós mesmos? E isto simplesmente não é verdade! Você é mantenedor do seu irmão. Estamos todos juntos nisso.
Os líderes aceitam a culpa, mas os perdedores passam o bastão. Se você quer ser líder, terá que aceitar a culpa e compartilhar os créditos. Perdedores são sempre acusadores e cheios de desculpas. Eles estão sempre arrumando desculpas do por que as coisas não aconteceram ou não puderam acontecer. A culpa é sempre de outra pessoa. Os líderes aceitam a culpa.
3. Reivindique as promessas de Deus
Neemias está orando ao Senhor e dizendo: “Quero que se lembre o que o Senhor disse a Moisés”. Pode se imaginar falando “se lembre” para Deus? Ele o está relembrando do que Ele havia falado no passado. “Deus, o Senhor nos avisou por meio de Moisés que se fôssemos infiéis, perderíamos a terra de Israel. Porém, também nos prometeu que se nos arrependêssemos, o Senhor nos daria de volta a terra”. Em toda a Bíblia podemos encontrar pessoas lembrando Deus sobre o que disse que iria fazer. Davi fez isto. Abraão e Moisés também. Todos os profetas o fizeram. “Deus, quero lembrá-lo de uma de suas promessas…” Então, eles a compartilharam.
Deus precisa ser relembrado? Não.
Ele esquece o que havia prometido? Não.
Então, por que fazemos isso? Porque ajuda a nos lembrar o que Deus nos prometeu. Nada agrada mais a Deus do que quando o lembramos a respeito de uma de suas promessas.
As crianças se esquecem de uma promessa? Nunca.
Então, você tem que ser muito cuidadoso quando as fizer. A Bíblia diz que somos pais imperfeitos e se nós, pais imperfeitos, sabemos que temos que cumprir nossas promessas para com as nossas crianças, tanto mais nosso Pai perfeito, nosso Pai celestial tem a intenção de manter as promessas feitas em sua Palavra.
4. Seja bem específico naquilo que pedir
Se você quer respostas específicas, precisa fazer pedidos específicos. Se fizer orações generalizadas, como saberá que foram respondidas?
Neemias não foi hesitante ao orar por sucesso. Ele foi bastante corajoso em sua oração. Você já orou alguma vez: “Senhor, faça-me um sucesso!” Se não, por que não? Qual a alternativa? Um fracasso? Não há nada de errado com a oração pelo sucesso, se o que está fazendo é para a glória de Deus. Ore corajosamente. Ore para que Deus o faça um sucesso em sua vida para a glória de Deus. Isto foi o que Neemias fez. Esta é uma oração válida. Dê-me sucesso!
Se você não pode pedir a Deus que faça com que você seja um sucesso naquilo que está fazendo, você deveria estar fazendo outra coisa qualquer. Deus não quer desperdiçar sua vida.


Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...